quinta-feira, 24 de junho de 2010

Para refletir

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Curiosidades

O dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o dia mundial do meio ambiente, desde que a Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema: a Conferência sobre o Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. O dia ou a semana em torno de 5 de junho é usada por muitas pessoas e organizações para celebrar o milagre da Vida, a beleza da Natureza, e ao mesmo tempo alertar sobre os riscos à própria sobrevivência do ser humano se o ambiente continuar a ser degradado, poluído, desrespeitado, visto como obstáculo aos nossos desejos.

quinta-feira, 27 de maio de 2010


Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil reduziu emissões em 20 anos

RIO DE JANEIRO - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta terça-feira, 1º, no Rio de Janeiro, que o Brasil reduziu a emissão de gases poluentes nos últimos 20 anos. "Apesar da frota de veículos leves no Brasil ter aumentado mais de 60%, nós diminuímos a emissão de gás carbônico (CO²) no meio ambiente".

Um dos programas do Ministério do Meio Ambiente para o setor de transportes é o Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que tem como objetivo reduzir os níveis de emissão de poluentes e incentivar o desenvolvimento de tecnologia nacional.

Desde que foi criado, em 1986, o programa já conseguiu reduzir em até 90% a emissão de poluentes dos escapamentos de automóveis produzidos no País e também de importados. No caso de ônibus e caminhões, essa redução chega a 80%.

O programa é um aliado na busca de melhor qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras, onde vive a maior parte da população. A poluição é um dos principais problemas dos centros urbanos. De acordo com especialistas, além dos impactos ambientais, a poluição afeta a saúde das pessoas.

Pesquisadores afirmam que a má qualidade do ar é um risco para a saúde pública, provoca doenças respiratórias, sobretudo nas crianças, e alergias, além de gerar custos para o Estado, que precisa oferecer atendimento médico.